sábado, 17 de junho de 2017

Putin e Erdogan trocam impressões sobre situação do Qatar

Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante encontro em São Petersburgo, Rússia, em 9 de agosto de 2016

Putin e Erdogan trocam impressões sobre situação do Qatar

© REUTERS/ SERGEI KARPUKHIN
Mundo
URL curta
Ruptura de relações diplomáticas com Qatar (41)
112867160

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, conversaram nesta segunda-feira, por telefone, sobre as tensões que atingem o Oriente Médio, incluindo a situação no Golfo Pérsico após o rompimento em massa de relações com o Qatar.


"A situação em torno do Qatar foi discutida. Os presidentes pediram que todos os países envolvidos procurem o diálogo visando ao desenvolvimento de soluções comprometidas, no interesse de preservar a paz e a estabilidade na região do Golfo Pérsico", informou o serviço de imprensa do Kremlin.
Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes e Egito romperam relações com o Qatar nas primeiras horas desta segunda-feira, acusando Doha de apoiar organizações terroristas e desestabilizar a segurança do Oriente Médio. Mais tarde, autoridades de Iêmen, Líbia e Maldivas também seguiram o exemplo.
Ainda de acordo com o Kremlin, os dois líderes também reforçaram seu compromisso com a busca de soluções para a Síria, principalmente no que se refere à criação rápida de zonas de desescalada da violência no país, que vive mergulhado em um sangrento conflito civil desde 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário