sábado, 17 de junho de 2017

Potências mundiais chegam a acordo sobre projeto de resolução para evacuação de Aleppo

Ouvir Rádio
    Vitaly Churkin, representante permanente da Rússia na ONU

    Potências mundiais chegam a acordo sobre projeto de resolução para evacuação de Aleppo

    Mundo
    URL curta
    302897222

    A informação foi confirmada pelo embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin. O novo texto será votado amanhã (19), e espera-se que seja aprovado de forma unânime, segundo afirmou a representante dos EUA nas Nações Unidas.

    "Esperamos votar unanimamente este texto amanhã às 9h (14h GMT)", disse Samantha Power em entrevista coletiva, depois de mais de três horas de negociações.

    O Conselho de Segurança da ONU chegou a um acordo neste domingo (18) a respeito do texto de um projeto de resolução sobre a supervisão do processo de evacuação de Aleppo, após a Rússia ter dito que vetaria a proposta anteriormente apresentada pela França.
    A resolução elaborada pela França para colocar a evacuação de Aleppo sob a supervisão da ONU era "perigosa e impossível de implementar", segundo disse Churkin, prometendo vetar a iniciativa e colocar novas propostas sobre mesa.
    "Na verdade, em certas situações ficamos desapontados que representantes das agências humanitárias da ONU não estavam prontos para a missão de monitoramento. Nós não temos nenhum problema com qualquer tipo de monitoramento. Apoiamos o processo de monitoramento apropriado da ONU. Mas a ideia de que os observadores andariam em meio às ruínas de Aleppo oriental sem treinamento suficiente e sem dar conta do que vai estar acontecendo lá é uma tragédia e uma provocação. Espero que não seja uma provocação propositada", acrescentou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário