quinta-feira, 25 de maio de 2017

Presidente sul-coreano diz que existe 'alta possibilidade de guerra' com Coreia do Norte

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante coletiva de imprensa em 10 de maio de 2017

Presidente sul-coreano diz que existe 'alta possibilidade de guerra' com Coreia do Norte

© AP Photo/ JungJ Yeon-Je/Pool Photo
Mundo
URL curta
16379628

Em meio ao desenvolvimento do sistema de mísseis THAAD na Coreia do Sul e mais um recente lançamento de míssil balístico bem sucedido pela Coreia do Norte, o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, declarou que existe uma "alta possibilidade" de guerra.

Pouco depois do presidente recém-eleito ter declarado sua intenção de reabrir as negociações com a Coreia do Norte, o líder moderou sua sugestão afirmando que um conflito armado com seu vizinho do norte era provável.
"A realidade é que há uma possibilidade elevada de um conflito militar na Linha de Limite Norte e na linha de demarcação militar", disse Moon, citado pela agência Reuters. 
As declarações de Moon seguem as declarações de oficiais de Pyongyang que reiteram suas provocações contra a proibição do Conselho de Segurança da ONU sobre armas nucleares e mísseis balísticos. Na madrugada do último domingo (horário de Pyongyang), a Coreia do Norte realizou o lançamento de um míssil balístico nos arredores de Kusong, na província de Pyongan Norte. O míssil percorreu, em 30 minutos, quase 800 quilômetros e caiu no mar do Japão, a 400 quilômetros ao leste da Península da Coreia. Segundo o governo japonês, o míssil atingiu uma altura superior a dois mil quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário