domingo, 14 de maio de 2017

Índia ignora fórum chinês dedicado à nova Rota da Seda


Vista do parque em Nova Delhi, Índia

Índia ignora fórum chinês dedicado à nova Rota da Seda

© flickr.com/ Ben Sutherland
Ásia e Oceania
URL curta
0 17101

A Índia não enviou uma delegação oficial ao fórum dedicado à nova Rota da Seda, inaugurado na China no domingo (14), informa a agência indiana PTI.

Segundo a mídia, alguns cientistas indianos participam do fórum mas não há representantes oficiais do país, embora a Índia tenha recebido um convite oficial.
Na véspera, o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Gopal Baglay, não deu uma resposta clara se o país iria ou não participar do evento. Ele reiterou a postura indiana de que "as iniciativas de desenvolvimento da infraestrutura de transporte regional devem basear-se nas normas internacionalmente reconhecidas, gestão de qualidade e igualdade".  Baglay chamou a China para um diálogo concreto sobre as preocupações da Índia com uma série de aspetos da iniciativa chinesa.
A Índia critica a iniciativa da Rota da Seda já que um dos projetos-chave de infraestrutura é o corredor econômico sino-paquistanês através do território de Gilgit-Baltistão – parte da região histórica de Caxemira, um território disputado entre a Índia e o Paquistão. O Gilgit-Baltistão é controlado pelo Paquistão, enquanto a Índia considera o território como seu.
Facebook
Procure a página Sputnik Brasil no Facebook e descubra as notícias mais importantes. Curta e compartilhe com seus amigos. Ajude-nos a contar sobre o que os outros se calam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário