domingo, 14 de maio de 2017

China planeja construir base espacial em asteroide


Asteroide

China planeja construir base espacial em asteroide

© Foto: Pixabay/KreF
Ciência e tecnologia
URL curta
442003

Engenheiros chineses planejam construir uma base espacial em um asteroide para exploração do espaço, declarou o assessor político da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, Ye Peijian, citado pelo jornal China Daily.

De acordo com o cientista, "em um futuro próximo", a China tem como objetivo enviar robôs e astronautas para uma base em asteroides a fim de minerar metais como a platina, o ródio ou o irídio, avaliados em dezenas ou centenas de milhares de milhões de dólares e, em seguida, transportar os recursos para a Terra. Ye Peijian salientou que alguns asteroides também podem ser usados como bases para sondas não tripuladas, que podem "viajar com os asteroides ao espaço profundo".
"A longo prazo, consideraremos o uso de recursos dos asteroides para construir instalações no espaço ou para fornecer materiais para apoiar as viagens interestelares", disse cientista, citado pelo China Daily.
Segundo astrônomo, após a sonda decolar do asteroide, será possível ativá-la em qualquer região do Universo, para que continue executando a sua missão científica.
Peijian detalhou que esta tecnologia permite reduzir consideravelmente o consumo de combustível, bem como estender a vida útil e a classe do voo das sondas.
A primeira missão da sonda chinesa poderá ter lugar entre os anos 2020 e 2025. No entanto, ainda não se sabe qual o asteroide a ser explorado pelos robôs chineses. Por sua vez, Xu Weibiao, do Laboratório de Ciências Espaciais da Academia de Ciências da China, indicou que missões deste tipo contribuem para a investigação das características físicas e químicas dos asteroides, e deste modo, permitirão evitar uma possível colisão de um asteroide contra a Terra. "Devemos estudar os asteroides para descobrir como podemos destruir os objetos potencialmente perigosos", afirmou o cientista chinês.
Twitter
Siga Sputnik Brasil no Twitter e fique por dentro das notícias mundiais do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário