terça-feira, 12 de agosto de 2014

ECONOMIA - IRÃ PRONTO PARA FORNECER GÁS À EUROPA


1 Agosto, 15:13

Irã pronto a fornecer gás à Europa através de gasoduto Nabucco

Irã pronto a fornecer gás à Europa através de gasoduto Nabucco

Teerã está pronta a fornecer à Europa gás através do gasoduto Nabucco, declarou o vice-ministro do Petróleo da República Islâmica.

Tendo em conta que a Europa tenta diversificar as fontes de combustíveis, o Irã poderá satisfazer parte das necessidades dos países do continente em gás através de fornecimentos pelo gasoduto Nabucco, declarou ele à mídia iraniana.

O vice-ministro declarou que delegações europeias que visitaram recentemente o Irã, discutiram diferentes itinerários de fornecimento de gás natural aos países do continente.
Segundo ele, a exportação de gás iraniano poderá ser feita através da Turquia, Iraque, Síria, região do Cáucaso, bem como através do mar Negro. Porém, frisou ele, os fornecimentos através da Turquia são os mais racionais.

Ele assinalou que o projeto Nabucco perde sentido sem o gás iraniano. A UE, ao lançar sanções contra o Irã, se castigando, disse o vice-ministro.
Segundo ele, o gás iraniano é a única alternativa com capacidade de concorrência para a Europa.


  • # Just.DJust.D 11 Agosto, 16:49
    Não me parece uma posição sensata para um país que se diz aliado da Rússia. A Europa no momento precisa sentir que as alternativas de substituição do gás russo são mínimas e custosas. O Irã não pode querer ser o oportunista da vez. Esta não é a hora para isto. A não ser que a Rússia lhe dê consentimento para que os estúpidos dos europeus fiquem a depender do gás de um aliado russo ao mesmo tempo em que este aliado reforça a sua economia.
  • # observadorobservador 11 Agosto, 18:53
    quer dizer então que o irã tem que ter o consentimento russo para negociar com a europa? putz! depois criticam os eua. a russia pode invadir, matar, desestabilizar, anexar, mas é só ela.
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_11/Ir-pronto-a-fornecer-g-s-Europa-atrav-s-de-gasoduto-Nabucco-4350/

Nenhum comentário:

Postar um comentário