terça-feira, 12 de agosto de 2014

ECONOMIA - DOLLAR PERDE 80% DE SEU VALOR EM RELAÇÃO AO OURO - ACORDO SINO-RUSSO ENFRAQUECE MAIS AINDA O DOLLAR


Ontem, 18:17

Acordo monetário sino-russo enfraquecerá o dólar norte-americano

Acordo monetário sino-russo enfraquecerá o dólar norte-americano

O acordo monetário entre a Rússia e a China que prevê swaps em moedas nacionais dos referidos países aproximará o fim da hegemonia do dólar, escreve a Die Presse.

A publicação observa que o dólar começou a perder terreno ainda no mandato de Richard Nixon e depois de 2008, quando a crise financeira mundial eclodiu, a tendência se tornou notoriamente mais acelerada.
De acordo com o britânico Bank Standard Chartered, 40 por cento dos bancos centrais do mundo inteiro mantêm suas reservas em yuans. Além disso, praticamente todos os países asiáticos aumentaram significativamente suas reservas de ouro nos últimos anos. Desde 1999, continua a Die Presse, o dólar norte-americano perdeu, em relação ao ouro, cerca de 80 por cento de seu valor.
O Banco da Rússia e o Banco Popular da China concordaram este sábado um tratado sobre swaps em moedas nacionais. Este instrumento alargará as potencialidades das moedas chinesa e russa no comércio internacional. Segundo a Die Presse, presentemente, 75 por cento do comércio entre os dois países é efetuado em dólares.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_12/Acordo-monet-rio-sino-russo-enfraquecer-o-d-lar-norte-americano-2937/

Nenhum comentário:

Postar um comentário