quinta-feira, 8 de maio de 2014

RÚSSIA - DIA DA VITÓRIA



História da Parada da Vitória sobre Hitler, pois quem derrotou a Alemanha foi a Rússia, quando os americanos chegaram, os alemães já estavam exauridos





Na foto: o coronel-general V. Kuznetsov, comandante do Terceiro Exército de Choque, saúda durante a Parada da Vitória, realizada na Praça Vermelha em 24 de junho de 1945, os soldados e oficiais da Primeira Frente de Batal


A primeira parada dedicada à vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi foi realizada na Praça Vermelha em 24 de junho de 1945 de acordo com a ordem do comandante em chefe Stalin. Este documento prescrevia: “Em comemoração da vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Pátria mando realizar em 24 de junho de 1945 na Praça Vermelha de Moscou uma parada das tropas do Exército em ação, da Marinha de guerra e da Guarnição de Moscou – a Parada da Vitória”. 

O marechal da União Soviética Zhukov passou as tropas em revista. O comando da parada foi confiado ao marechal da União Soviética Rokossovsky (ver foto). Eles percorreram a Praça Vermelha montados em dois cavalos. 

A Parada da Vitória seguinte foi realizada apenas vinte anos depois. Na foto: a parada da Vitória de 9 de maio de 1965. 

A partir deste ano de 1965, o Dia da Vitória passou a ser dia feriado. Na foto: a parada de 9 de maio de 1965 na Praça Vermelha.

Na época da União Soviética, as paradas militares na Praça Vermelha realizavam-se somente em 1965, 1975, 1985  e 1990. Na foto: a parada militar de 9 de maio de 1975.

Na foto: soldados vestindo o uniforme da época da Segunda Guerra Mundial durante a parada de 9 de maio de 1985, promovida na Praça Vermelha em homenagem ao quadragésimo aniversário da Vitória.

Na foto: a parada militar dedicada ao Quadragésimo Aniversário da Vitória do povo soviético na guerra de 1941–1945; dia 9 de maio de 1985.

Na foto: parada na Praça Vermelha em homenagem ao Quadragésimo Aniversário da Vitória do povo soviético na guerra de 1941–1945; dia 9 de maio de 1985.

Na foto: o marechal da União Soviética Dmitri Yazov, ministro da defesa da União Soviética (à esquerda) e o coronel-general Nikolai Kalinin, comandante da parada, durante a parada militar na Praça Vermelha, realizada em homenagem ao Quadragésimo Quinto Aniversário da Vitória do povo soviético na Grande Guerra Pátria (Segunda Guerra Mundial); dia 9 de maio de 1990.

Na foto: a parada em homenagem ao Quadragésimo Quinto Aniversário da Grande Vitória; dia 9 de maio de 1990. 

Depois do desmoronamento da União Soviética em 1991 a lendária parada na Praça Vermelha não se realizou até 1995. Na foto: parada da Vitória na Praça Vermelha; dia 9 de maio de 1995. 

Na foto: veteranos de nove frentes de batalha da Grande Guerra Pátria participam da Parada dedicada ao Quinquagésimo Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 1995.

A partir de 1995 as paradas da Vitória na Praça Vermelha realizavam-se sem o desfile de equipamentos militares. Na foto: a parada dedicada ao Quinquagésimo Segundo Aniversário da Vitória; dia de 9 de maio de 1997.

Na foto: A parada militar em homenagem ao Quinquagésimo Terceiro Aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial; dia 9 de maio de 1998.

No ano de 2000, quando se comemorava o Quinquagésimo Quinto Aniversário da Vitória, os veteranos desfilaram pela última vez a pé pela Praça Vermelha. Na foto: os festejos do Quinquagésimo Quinto Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 2000. 

Na foto: Parada militar na Praça Vermelha, dedicada ao Quinquagésimo Sexto Aniversário da Vitória: dia 9 de maio de 2001.

Na foto: fragmento da gala-exibição com armas do batalhão da guarda de honra durante a parada, dedicada ao Quinquagésimo Oitavo Aniversário da Vitória na Segunda Grande Guerra; dia 9 de maio de 2003. 

Na foto: parada militar dedicada ao Dia da Vitória promovida na Praça Vermelha em 9 de maio de 2003. 

A parada dedicada ao sexagésimo aniversário da Vitória foi constituída por duas partes: a histórica e a moderna. Na foto: o general do exército Ivan Efremov, comandante das tropas da Circunscrição Militar de Moscou (no carro à esquerda) e o ministro da Defesa da Federação Russa Seguei Ivanov (no carro à direita) na Praça Vermelha durante a parada militar de 9 de maio de 2005.

O ponto culminante da parada da 2005 foi o desfile de 2.600 veteranos que percorrem a praça a bordo de lendários caminhões da época da guerra, chamados “polutorka”. Na foto: veteranos da guerra que participaram da parada dedicada ao Sexagésimo Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 
2005.

Em 2007 a Praça Vermelha viu novamente equipamento militar e a aviação. Na foto: parada militar na Praça Vermelha em homenagem ao Sexagésimo Segundo Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 2007.

Em 9 de maio de 2010 na Rússia foi realizada pela primeira vez a Parada da Vitória de âmbito nacional. Na foto: parada em homenagem ao Sexagésimo Quinto Aniversário da Vitória. 

Na foto: Aviões de ataque ao solo Su-25CM concluindo a parte aérea da parada em homenagem ao Sexagésimo Quinto Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 2010. 

Na foto: o grupo de porta-bandeiras com a bandeira nacional da Rússia e bandeira da vitória ao desfilar pela Praça Vermelha durante a parada militar, dedicada ao sexagésimo sexto aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 2011. 

Na foto: parada militar dedicada ao Sexagésimo Sétimo Aniversário da Vitória; dia 9 de maio de 2012. 

Na foto: parada militar dedicada ao Sexagésimo Oitavo Aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial; dia 9 de maio de 2013. 


Rússia, o Dia da Vitória é um feriado querido por todos. É o dia em que os russos podem render homenagem à memória das pessoas que lutaram pelo futuro pacífico do seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário