quarta-feira, 28 de maio de 2014

PALESTINA - NOVO GOVERNO UNE HAMAS E FATAH - ISRAEL CONTESTA


27 Maio, 23:15

Hamas e Fatah montam novo governo palestino de unidade

Hamas e Fatah montam novo governo palestino de unidade

As fações rivais palestinas Fatah e Hamas concordaram com a formação de um governo de unidade nesta terça-feira, disseram dirigentes de ambos os lados, pouco mais de um mês após acordo entre as fações anunciado em abril.

Os grupos tomaram decisões sobre uma lista de ministros independentes e tecnocratas que vão governar as áreas sob controle palestino – a Cisjordânia e a Faixa de Gaza – até as eleições nacionais dentro de pelo menos seis meses.
O primeiro-ministro da administração do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, anunciou nesta terça que foi aprovada a designação de Rami Hamdala como primeiro-ministro do próximo governo de transição palestino.
As duas fações concordaram que o atual primeiro-ministro, Rami Hamdallah, escolhido pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para governar a Cisjordânia, vai liderar o novo gabinete. Hamdallah também deve assumir o posto de ministro do Interior.
Autoridades de ambas as partes disseram em uma entrevista à imprensa na Faixa de Gaza que Abbas fará um anúncio formal sobre o novo governo no final desta semana, depois da escolha do ministro de Assuntos Religiosos.
Israel tem objeções quanto às iniciativas de reconciliação e considera o Hamas – grupo que se recusa a reconhecer o Estado judaico e a renunciar às armas – uma organização terrorista. O país ameaça impor sanções financeiras contra o governo de Abbas na Cisjordânia caso seja firmado um governo de unidade.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_27/Hamas-e-Fatah-montam-novo-governo-palestino-de-unidade-3960/

Nenhum comentário:

Postar um comentário