sexta-feira, 23 de maio de 2014

RÚSSIA - FORUM SÃO PETERSBURGO, A SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

Hoje, 13:33

Fórum de São Petersburgo: a segurança acima de tudo

fórum, rússia, são petersburgo, segurança

Anualmente, a nível internacional, o Fórum Econômico de São Petersburgo é alvo de particular atenção: nele participam chefes de Estado e de governo, dirigentes de parlamentos e líderes de organizações internacionais de dezenas de países. E claro que um dos aspetos fundamentais de congressos de tal envergadura é a segurança dos seus participantes.

São Petersburgo está pronta para receber centenas de visitantes. Segundo Igor Nikolaev, diretor do departamento de análise estratégica da companhia FBK, o fórum, neste ano, decorre em condições especiais:
“Temos de ter em linha de conta que, hoje, a situação não é simples. O conhecido regime de sanções também não simplifica a realização de semelhantes fóruns. É preciso ter isso também em conta ao avaliarmos o fórum: os acordos que lá poderão ser assinados são preparados durante longo tempo e o fórum é o palco onde tudo isso se realiza. Se assim se pode dizer, é a parte formal. Na realidade, o trabalho de preparação desses acordos, contratos, leva muito mais tempo”.
Mas ainda leva mais tempo a manutenção da segurança em iniciativas desse formato.
Em conformidade com o decreto do governo de São Petersburgo sobre a realização anual do Fórum Econômico Internacional, foi criado um Comitê Coordenador que trata da sua preparação e realização. Ele, por sua vez, interage com várias organizações, nomeadamente com o órgão conjunto das forças da ordem da Rússia que garantem a segurança do fórum.
Anualmente, vários milhares de funcionários dos órgãos de segurança trabalham para que o fórum decorra com normalidade, declara Lev Korolkov, perito do Serviço de Reconhecimento Externo, perito russo em situações de crise:
“São Petersburgo é uma megalópole e, enquanto segunda maior cidade do país, possui uma séria estrutura de segurança de Estado e um sistema de proteção da ordem em geral. Esta organização de fóruns não é a primeira, já é feita há vários anos. A sua segurança será ainda mais reforçada para evitar qualquer tipo de surpresas. Penso que em nada ficará atrás da segurança dos Jogos Olímpicos em Sochi, onde foram gastos esforços significativos, meios sérios para garantir a segurança dos visitantes”.
Na véspera desta importante iniciativa, os funcionários do Ministério para Situações de Emergência da Rússia realizaram uma série de operações, nomeadamente inspecionaram a segurança contra incêndios nos edifícios onde se realiza o fórum.
Foi dedicada particular atenção ao aeroporto Pulkovo, ao complexo de exposições LenExpo, a uma série de hotéis, bem como a alguns edifícios ligados à cultura. Foi criado um centro operacional permanente. A sua tarefa consiste em coordenar o trabalho de todas as forças da ordem da cidade.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2014_05_23/forum-de-sao-petersburgo-seguranca-acima-de-tudo-4735/

Nenhum comentário:

Postar um comentário