quinta-feira, 6 de março de 2014

VIOLÊNCIA SEXUAL - 25% DAS PORTUGUESAS SÃO VÍTIMAS


5 Março, 14:27

Portugal: uma em cada quatro mulheres é vítima de abuso sexual

Portugal: uma em cada quatro mulheres é vítima de abuso sexual

Uma em cada três mulheres da União Europeia (UE) e uma em cada quatro em Portugal foi ou será vítima de pelo menos um episódio de abuso sexual, físico ou psicológico, conclui um estudo, alertando para os riscos que as novas tecnologias representam.

Em Portugal, 24% (ou uma em cada quatro) das mulheres inquiridas na pesquisa - num total de cerca de 1.500 - afirmam já ter sido vítimas de alguma forma de violência física ou sexual, enquanto 36% assumem já ter sofrido violência psicológica por parte do seu atual ou de anteriores parceiros. Estes números, inferiores à média europeia, colocam Portugal entre os países com menor incidência do fenômeno.
Trata-se do maior estudo sobre violência de gênero alguma vez realizado na UE foi divulgado terça-feira pela Agência para os Direitos Fundamentais (FRA, na sigla em inglês), revelando a persistência do problema e um forte pendor de gênero: 97% das vítimas de violência sexual, física ou psicológica são mulheres.
Os resultados dizem ainda que a violação dentro do casamento não é uma raridade e que uma em cada cinco grávidas foi violentada pelo parceiro atual.
-- Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário